sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Alimentos Diet e Light

      Atualmente consome-se cada vez mais alimentos diet e light. Mas o que é diet e light?
     Um alimento diet é aquele alimento industrializado em que determinados nutrientes como proteína, carboidrato, gordura, sódio, etc, estão ausentes ou em quantidades muito reduzidas, não resultando, necessariamente, em um produto com baixas calorias. Por exemplo, o chocolate diet não possui açúcar, porém, a quantidade de gordura nele é, às vezes, superior ao chocolate normal, não resultando num valor calórico menor neste alimento diet.
      Um alimento light é aquele que apresenta redução de, pelo menos, 25% do teor de açúcar, gordura ou de outro nutriente, levando a uma redução do valor calórico em relação ao produto convencional. Sendo assim, no momento das compras, observe os rótulos dos alimentos diet e light, para que você escolha o alimento que estará mais adequado às suas necessidades.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Os nutrientes, suas funções e fontes.

Vitamina A
  • Atua no desenvolvimento ósseo, na visão, na boa formação da pele, na imunidade e na reprodução, além de ser anti-cancerígeno. Onde encontrar: Fígado, rim, gema de ovo, leite, cenoura, manteiga, margarina enriquecida, frutas amarelas como manga, mamão, carambola e pitanga, pequi, óleo de fígado de bacalhau e em todas as folhas verde-escuras.
Vitamina B1
  • Auxilia no metabolismo dos carboidratos, das gorduras e proteínas; atua na musculatura e na respiração dos tecidos. Onde encontrar: Carnes, fígado, gema de ovo, cereais integrais, nozes e tomate.
Vitamina B2
  • Importante para o metabolismo dos carboidratos, das gorduras e proteínas, para a conservação dos tecidos, para os olhos e também para a manutenção da pele. Onde encontrar: Leite, queijos, ovos, carnes (fígado em especial), vegetais verdes, cereais integrais e leguminosas.
Vitamina B6
  • Por ajudar no metabolismo dos aminoácidos e das proteínas, é importante para o crescimento. Onde encontrar:  Carnes (principalmente no fígado), salmão, cereais integrais, germe de trigo, levedo, aveia, legumes, batatas, cenouras, ervilhas e bananas.
Vitamina B12
  • Essencial para o bom funcionamento das células, principalmente as do trato gastrointestinal, da medula óssea e do tecido nervoso. Onde encontrar: Fígado, rim, carnes, peixes, frutos do mar, leite, queijos e ovos.
Vitamina C
  • Facilita a absorção de ferro, aumenta a resistência do corpo às infecções, auxilia na cicatrização de queimaduras, na formação dos dentes e ossos, protege a gengiva, atua no metabolismo de alguns aminoácidos e é essencial para a manutenção da integridade capilar e dos tecidos. Além disso, é antioxidante. Onde encontrar: Frutas cítricas, manga, morango, mamão, goiaba, caju, carambola, mangaba, sirigüela, tamarindo, umbu, uva, couve-flor, pimentão, tomate, batata, hortaliças de folhas verdes e brócolis.
Vitamina D
  • Essencial para a formação da estrutura óssea e dos dentes. Onde encontrar: Salmão, atum, fígado, óleo de fígado de peixe, manteiga, margarina, gema de ovo e leite.
Vitamina E
  • Antioxidante, atua na manutenção do tecido epitelial e auxilia no metabolismo das gorduras e no bom aproveitamento da vitamina A. Onde encontrar: Vegetais de folhas verdes, cereais integrais, germe de trigo, gordura do leite, óleos vegetais, gema de ovo, nozes, castanhas e soja.
Ácido fólico
  • É de grande importância no processo de divisão das hemácias, os glóbulos vermelhos do sangue. Também é responsável por unhas, cabelos e medula óssea, e pelo bom funcionamento do sistema imunológico. Onde encontrar: Carnes, miúdos (vísceras), frutas, vegetais verde-escuros e leguminosas.
Ácido pantotênico
  • Importante no metabolismo energético, auxilia na reposição dos tecidos corporais. Onde encontrar: Carnes, fígado, ovos, cereais integrais e soja.
Cálcio
  • Fundamental para o crescimento e importante na construção e na manutenção de ossos e dentes. Onde encontrar:  Leites e derivados, peixes, brócolis, feijão, nozes, folhas de mostarda, agrião e sorvetes.
Ferro
  • Previne a anemia por ser um nutriente importante na formação das células vermelhas. Também favorece o crescimento e a vitalidade. Onde encontrar: Carnes vermelhas e brancas, carne-de-sol, fígado, camarão, mariscos, ostras, algas marinhas, gema de ovo, vegetais verde-escuros, legumes, feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, beterraba, jenipapo, açaí, mangaba, araçá, ameixa-preta seca, buriti e folha de azedinha.
Magnésio
  • Trabalha junto com o fósforo para fixar o cálcio nos ossos e dentes. Além disso, é ele que permite que o corpo relaxe depois de uma contração. O bom funcionamento dos nervos e músculos também depende dele. Onde encontrar: Leite, vegetais verdes, legumes, nozes e cereais.
Manganês
  • Além de aprimorar os reflexos dos músculos, ajuda a combater o cansaço e a fadiga. Onde encontrar: Cereais integrais, broto de alfafa, verduras, nozes e gema de ovo.
Niacina
  • Ajuda a levar oxigênio para as células. Onde encontrar: Leite, ovos, vegetais, carnes magras, fígado, peixes e germe de trigo.
Potássio
  • É um dos responsáveis pelos batimentos do coração, pela normalidade da pressão sangüínea e pelas contrações dos músculos. Onde encontrar: Cereais integrais, banana, laranja, tomate, espinafre, sardinha e nozes.
Zinco
  • Por atuar na síntese de proteínas, ajuda no crescimento. Também auxilia o corpo a se defender do estresse. Onde encontrar: Peixes, frutos do mar, carnes vermelhas, ovos, cereais e feijão.

Os dez passos para uma alimentação infantil saudável













PASSO 1 – Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.

PASSO 2 – A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

PASSO 3 – A partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, frutas e legumes) três vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia se estiver desmamada.

PASSO 4 – A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança.

PASSO 5 – A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas /purês), e gradativamente aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família.

PASSO 6 – Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

PASSO 7 – Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

PASSO 8 – Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.

PASSO 9 – Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados.

PASSO 10 – Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

Fonte: Ministério da Saúde, 2002.