sábado, 20 de fevereiro de 2010

Molho bolonhesa para bebê

Ingredientes:


Carne moida (pode substituir por frango)
Alho, cebola e oleo ou azeite (para refogar)
Tomate picadinho
Pedaços de cenoura, abobrinha e/ou abóbora
Sal (Pouca quantidade)
Salsinha, manjericao e outros temperos de sua preferência (Nada apimentado!)

Modo de preparo

Refogue a carne moida com o alho moído, a cebola picada e o azeite (só para untar a panela). Coloque o tomate picado e a cenoura, abobrinha e a abóbora e continue refogando.

Coloque sal e os temperos (salsinha, manjericao) e um pouco de água e deixe cozinhar. Quando ficar consistente, deligue o fogo.

Para bebês até 8 meses, pode-se bater tudo no liquidificador. Já as crianças maiores, que conseguem ingerir a carne moída, está pronto. No máximo, amasse os legumes com um garfo. Este molho pode ser servido com macarrãozinho, polenta ou purê de batata.

Dica: Para congelar, separe o molho em pequenas porções e coloque em potinhos de vidro bem limpos. Após descongelado, não recongela o molho. O tempo de conservação no freezer é de até 2 meses.

Introdução dos alimentos na dieta do bebê

       É muito importante que se faça a correta introdução dos alimentos na dieta do bebê. Ao sexto mês, quando a criança está em aleitamento materno exclusivo, deve-se apresentar de forma gradativa novos alimentos, já que o leite da mãe já não supre integralmente as necessidades dietéticas do seu filho.
       Abaixo, o quadro apresenta de forma ilustrativa o cronograma de introdução alimentar do bebê:



      É importante lembrar que antes dos seis meses o trato digestório da criança é ainda imaturo para receber e digerir outros alimentos que não seja o leite materno. Se a mãe tem dificuldades com o aleitamento ou tem dúvidas sobre a saciedade que o leite traz ao seu filho, ela deve procurar um profissional de nutrição.