quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Os nutrientes, suas funções e fontes.

Vitamina A
  • Atua no desenvolvimento ósseo, na visão, na boa formação da pele, na imunidade e na reprodução, além de ser anti-cancerígeno. Onde encontrar: Fígado, rim, gema de ovo, leite, cenoura, manteiga, margarina enriquecida, frutas amarelas como manga, mamão, carambola e pitanga, pequi, óleo de fígado de bacalhau e em todas as folhas verde-escuras.
Vitamina B1
  • Auxilia no metabolismo dos carboidratos, das gorduras e proteínas; atua na musculatura e na respiração dos tecidos. Onde encontrar: Carnes, fígado, gema de ovo, cereais integrais, nozes e tomate.
Vitamina B2
  • Importante para o metabolismo dos carboidratos, das gorduras e proteínas, para a conservação dos tecidos, para os olhos e também para a manutenção da pele. Onde encontrar: Leite, queijos, ovos, carnes (fígado em especial), vegetais verdes, cereais integrais e leguminosas.
Vitamina B6
  • Por ajudar no metabolismo dos aminoácidos e das proteínas, é importante para o crescimento. Onde encontrar:  Carnes (principalmente no fígado), salmão, cereais integrais, germe de trigo, levedo, aveia, legumes, batatas, cenouras, ervilhas e bananas.
Vitamina B12
  • Essencial para o bom funcionamento das células, principalmente as do trato gastrointestinal, da medula óssea e do tecido nervoso. Onde encontrar: Fígado, rim, carnes, peixes, frutos do mar, leite, queijos e ovos.
Vitamina C
  • Facilita a absorção de ferro, aumenta a resistência do corpo às infecções, auxilia na cicatrização de queimaduras, na formação dos dentes e ossos, protege a gengiva, atua no metabolismo de alguns aminoácidos e é essencial para a manutenção da integridade capilar e dos tecidos. Além disso, é antioxidante. Onde encontrar: Frutas cítricas, manga, morango, mamão, goiaba, caju, carambola, mangaba, sirigüela, tamarindo, umbu, uva, couve-flor, pimentão, tomate, batata, hortaliças de folhas verdes e brócolis.
Vitamina D
  • Essencial para a formação da estrutura óssea e dos dentes. Onde encontrar: Salmão, atum, fígado, óleo de fígado de peixe, manteiga, margarina, gema de ovo e leite.
Vitamina E
  • Antioxidante, atua na manutenção do tecido epitelial e auxilia no metabolismo das gorduras e no bom aproveitamento da vitamina A. Onde encontrar: Vegetais de folhas verdes, cereais integrais, germe de trigo, gordura do leite, óleos vegetais, gema de ovo, nozes, castanhas e soja.
Ácido fólico
  • É de grande importância no processo de divisão das hemácias, os glóbulos vermelhos do sangue. Também é responsável por unhas, cabelos e medula óssea, e pelo bom funcionamento do sistema imunológico. Onde encontrar: Carnes, miúdos (vísceras), frutas, vegetais verde-escuros e leguminosas.
Ácido pantotênico
  • Importante no metabolismo energético, auxilia na reposição dos tecidos corporais. Onde encontrar: Carnes, fígado, ovos, cereais integrais e soja.
Cálcio
  • Fundamental para o crescimento e importante na construção e na manutenção de ossos e dentes. Onde encontrar:  Leites e derivados, peixes, brócolis, feijão, nozes, folhas de mostarda, agrião e sorvetes.
Ferro
  • Previne a anemia por ser um nutriente importante na formação das células vermelhas. Também favorece o crescimento e a vitalidade. Onde encontrar: Carnes vermelhas e brancas, carne-de-sol, fígado, camarão, mariscos, ostras, algas marinhas, gema de ovo, vegetais verde-escuros, legumes, feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, beterraba, jenipapo, açaí, mangaba, araçá, ameixa-preta seca, buriti e folha de azedinha.
Magnésio
  • Trabalha junto com o fósforo para fixar o cálcio nos ossos e dentes. Além disso, é ele que permite que o corpo relaxe depois de uma contração. O bom funcionamento dos nervos e músculos também depende dele. Onde encontrar: Leite, vegetais verdes, legumes, nozes e cereais.
Manganês
  • Além de aprimorar os reflexos dos músculos, ajuda a combater o cansaço e a fadiga. Onde encontrar: Cereais integrais, broto de alfafa, verduras, nozes e gema de ovo.
Niacina
  • Ajuda a levar oxigênio para as células. Onde encontrar: Leite, ovos, vegetais, carnes magras, fígado, peixes e germe de trigo.
Potássio
  • É um dos responsáveis pelos batimentos do coração, pela normalidade da pressão sangüínea e pelas contrações dos músculos. Onde encontrar: Cereais integrais, banana, laranja, tomate, espinafre, sardinha e nozes.
Zinco
  • Por atuar na síntese de proteínas, ajuda no crescimento. Também auxilia o corpo a se defender do estresse. Onde encontrar: Peixes, frutos do mar, carnes vermelhas, ovos, cereais e feijão.

Nenhum comentário: