sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Aleitamento materno (Vantagens para o bebê)

  Vantagens para o bebê
  A amamentação supre todas as necessidades dos primeiros meses de vida, para o bebê crescer e se desenvolver sadio.
  O leite materno é alimento completo porque contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê; possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não se encontram no leite de vaca e em nenhum outro leite; o leite da mãe é adequado, completo, equilibrado e suficiente para o seu filho. Ele é um alimento ideal. Não existe leite fraco; é feito especialmente para o estômago da criança, portanto de mais fácil digestão.
  O leite materno dá proteção contra doenças porque só ele tem substâncias que protegem o bebê contra doenças como diarréia (que pode causar desidratação, desnutrição e morte), pneumonias, infecção de ouvido, alergias e muitas outras doenças; o bebê que mama no peito poderá evacuar toda vez que mamar, ou passar até uma semana sem evacuar. As fezes geralmente são moles.
  O leite materno é limpo e pronto, não apanha sujeira como a mamadeira; está pronto a qualquer hora, na temperatura certa para o bebê; não precisa ser comprado.
  Dar de mamar é um ato de amor e carinho: Faz o bebê sentir-se querido, seguro.
  Dar de mamar ajuda na prevenção de defeitos na oclusão (fechamento) dos dentes, diminui a incidência de cáries e problemas na fala.
  Bebês que mamam no peito apresentam melhor crescimento e desenvolvimento. Trabalhos científicos identificam que essas crianças são mais inteligentes.
  Ele é o alimento ideal, não sendo necessário oferecer água, chá e nenhum outro alimento até os seis meses de idade.
Fonte: Ministério da Saúde, 2007.

2 comentários:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Unknown disse...

Eu gostaria de saber quantas mamadeiras de 90 ml de nestogeno um bebê de 1 mês deve tomar por dia